Figurino
Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino.
É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. Para elaborá-lo, o figurinista deve levar em conta uma série de fatores como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte.
O figurino da peça “A casa de Bernarda Alba”, que será encenada pela Cia. Desconserto Teatral, segue a linha estética Realista, pois a intenção é retratar o figurino da época colocando algumas características dos personagens em destaque. A nossa fonte de inspiração para os figurinos das mulheres foi à versão de “A Casa de Bernarda Alba” dirigida por Elias Andreato, pelo fato de os figurinos por ela expostos expressarem perfeitamente o modo como qual nós queremos enfatizar para o público a realidade feminina daqueles tempos. Já para o figurino do coro em geral nós buscamos como base uma roupa mais sensual, mais sedutora.
Os cinco tons escolhidos para ser usados no figurino são: Preto, Vermelho, Branco, Salmão e Bege. O primeiro, cor que permeará todo o figurino, expressará todo o luto da família, bem como a tristeza e a apreensão. Já o segundo transmitirá todo o desejo e a paixão envolta em uma das filhas de Bernarda Alba. Já o restante dos tons servirá para contrapor as demais cores, exercendo uma função de ligação entre as cores principais.
Segue abaixo a lista dos figurinos dos nossos personagens:
BERNARDA ALBA
Bernarda se veste de forma que mostre todo a sua rigorosidade, sua severidade, se veste de uma forma extremamente decente, com uma saia longa preta e uma blusa preta, além de usar roupas mais firmes e pesadas, o que demostra o seu comportamento
ANGÚSTIAS
Angústias usa um figurino mais fechado, para representar o fato de ser a mais velha e a menos atraente entre as demais irmãs. Usa uma saia longa preta e uma blusa preta fechada.
MADALENA
Madalena usará um vestido preto mais comum da época, que não expressa muito sua personalidade, já que não se mostra na peça seus sentimentos.
MARTÍRIO
Martírio usará também uma roupa mais reservada, no caso, um vestido preto, para mostrar o quanto é presa e que esconde seus sentimentos/desejos.
ADELA
As roupas de Adela mostram a sua ousadia, sua sede por liberdade. O seu vestido preto possui as mangas de renda, para mostrar essa ousadia nela presente, e também usa um vestido vermelho, que representa todo seu desejo.
Representação do vestido preto, que possui as mangas de renda.
Representação do vestido vermelho.
LA PONCIA
La Poncia irá usar um vestido preto longo fechado, mais comportado, para se adequar a sua idade e remetendo ao estilo da época.







CRIADA
A criada se vestirá de forma que represente o seu ofício, com uma saia longa preta, blusa preta fechada e avental branco (que não está representado na imagem).
CORO
O coro é uma figura sedutora, sensual e para buscar essa sensualidade masculina, eles irão vestir o conjunto de calça preta, camisa manga longa branca, um colete preto, e uma gravata vermelha, o que os torna mais atraentes.

