Cenografia
Cenografia é a arte e ciência de projetar e executar a instalação de cenários para espetáculos teatrais ou cinematográficos. Alguns autores confundem com um segmento da arquitetura. Entretanto, a arquitetura cênica ou arquitetura cenográfica se ocupa mais especificamente da geração dos cenários arquitetônicos internos ou externos. É uma parte muito importante do espetáculo, pois conta a época em que se passa a história, e conta o local em que se passa a história, pelo cenário podemos identificar a personalidade dos personagens.
A linha estética para a criação do cenário de "A casa de Bernarda Alba" foi o naturalismo isso por exigência do próprio texto, a história se passa,em grande parte, dentro da sala da casa de Bernarda e a representação dessa sala vai consistir basicamente em seus móveis e objetos, não recriando a sala como um todo, mas apenas com seus pontos principais. Isso torna a linha de criação do nosso espetáculo visto por uma perspectiva naturalista.
O cenário que será utilizado na apresentação do espetáculo "A casa de Bernarda Alba" não conta com uma grande variedade de materiais para sua composição, mas, mesmo assim, consegue passar para o espectador com eficiência sua mensagem e seus reais significados. O principal material a ser utilizado no cenário será a madeira, esse estará presente em toda a mobília da casa, os bancos das filhas de Bernarda, e até no acento desta. Até a parte não-real ou fantasiosa terá como matéria-prima esse material. O cenário da peça vai ter como coloração principal essa cor mais clara que junto com a mobília de madeira trará um tom mais rústico para esse espaço, mas sem perder, claro, a cara da casa de uma pessoa nobre e que tem posses. O cenário é composto por dois bancos e uma cadeira rústica, além de uma mesinha, tudo isso de madeira, ainda temos a parte fantasiosa que será formada com a ajuda dos cubos. Nosso cenário quer passar uma sensação ao público de está vendo de fato uma casa conservadora e de uma família de posses.
O primeiro ato da peça teatral A casa de Bernarda Alba possuí apenas um único cenário em todas as cenas, esse cenário possui uma cadeira de balanço no centro, que é o acento da matriarca da família, Bernarda Alba. Dos dois lados desse assento central temos dois bancos, um de cada lado, para as filhas de Bernarda se sentarem. Do lado direito da cadeira central temos uma pequena mesa, essa será utilizada para a colocação de alguns objetos como a cinta de Bernarda e a bandeja após as meninas serem servidas. Após esse elementos citados, mas atrás, temos a parte fantasiosa, onde se localizam 6 cubos, 4 de menores tamanhos e 2 maiores, neles ficaram o Coro.
No segundo Ato o cenário continua o mesmo que no anterior com todos os elementos exercendo a mesma função que lhe cabia.
No Terceiro ato temos dois momentos distintos, um na primeira cena onde o cenário era o mesmo dos dois atos anteriores e os elementos também exerciam a mesma função. A segunda parte começa na segunda cena, onde é retirado uma parte do cenário e só permanecem os cubos, nesse momento nos teremos dois locais formados, o primeiro é o lado de fora da casa e o segundo um dos quartos da casa de Bernarda.